Eventos

OUTROS EVENTOS

Arquivo

10 10

Eleições 2014 no Amazonas – #DebateTVAM

thumbnail tvam

O primeiro turno terminou com a eleição mais surpreendente (ou não) de todos os tempos. Em um ano em que o grande comentário está sendo as margens de erro de institutos de pesquisa, valorizar o que o eleitor disse nas urnas e também na internet se torna crucial para futuras estratégias e análises.

O #DebateTVAM aconteceu no dia 29 de setembro promovido pela TV Amazonas, afiliada da Rede Globo. Participaram os candidatos melhor colocados nas pesquisas Ibope (Eduardo Braga, José Melo, Marcelo Ramos, Chico Preto e Hebert Amazonas) para o cargo de governo do Amazonas.

Alguns insights interessantes podem ser observados de um evento pro outro. Primeiro, a quantidade de ocorrências coletadas em 2 dias no #DebateTVAM foi mais que o dobro de ocorrências no #DebateBandAM. Os candidatos também se organizaram melhor em relação à presença digital do primeiro para o último – com apenas um candidato no último evento sem tagear a hashtag proposta pela emissora e sem utilizar redes sociais na campanha.

Todos os candidatos participantes das duas coletas tiveram aumento de ocorrências positivas de uma pra outra. Podemos supor que a proximidade com o dia das eleições proporcionou decisão, definição de apoios e investimento em marketing digital com esses apoiadores.

DebateTVAM

Destacamos as ocorrências em nome do candidato Marcelo Ramos. A popularidade da campanha e apoio às propostas dele foram destaques nas redes sociais, porém não reverteu nas urnas (Marcelo ficou em terceiro lugar). Mostra que o acesso à internet ainda é exclusividade de grupos específicos e pouco numerosos, e que mesmo que esse pequeno grupo cause buzz alto, ele não representa a realidade na hora do resultado final. 

Vamos continuar monitorando assuntos relevantes na cidade, e que venha o segundo turno!

Enviado por:

Comentários

DEV