Eventos

OUTROS EVENTOS

Arquivo

10 05

As definições de mãe foram atualizadas

Dia_Das_Maes

Tornar-se mãe é uma das maiores transformações que acontecem na vida de uma mulher. O corpo muda, a cabeça muda e a responsabilidade de cuidar e educar uma pessoa ocupa boa parte do tempo e da atenção no dia a dia. Mas será que esta experiência tem sido afetada pelo crescimento da internet?

O relatório AVG Digital Diaries 2014, publicado no início deste ano, aponta que sim. Segundo o estudo, 59% das mães possuem três ou mais dispositivos de acesso à internet e 94% entre as brasileiras já publicaram fotos de seus filhos em redes sociais.

E não para por aí. A pesquisa revelou ainda que 30% das mães postaram ultrassonografias de seus bebês quando ainda estavam grávidas e 6% até mesmo criaram perfis para os filhos em redes sociais antes que eles completassem 2 anos de idade.

Mostrar para o mundo como os filhotes são bonitos parece ser uma atividade cada vez mais comum, mas nem tudo são flores nesse triângulo mães-filhos-internet. Como educar uma geração que já é capaz de operar um computador com idades entre 3 e 5 anos, muitas vezes antes mesmo de aprender a escrever ou amarrar os próprios sapatos?

Entre as maiores preocupações que as mães enfrentam está a segurança dos pequenos na rede. Segundo um outro estudo, dessa vez da ONG Safernet, 82% delas temem que os filhos sejam abordados por um adulto na internet e 78% se preocupam que eles sofram cyberbullying.

Com uma vida tão conectada, a mãe moderna também tem mudado seus hábitos de consumo. Este ano os aparelhos eletrônicos como tablets, smartphones e computadores ocuparam o topo da lista de desejos para o Dia das Mães, bem à frente de presentes tradicionais, como flores, cosméticos e itens de maquiagem.

Para quem já é adulto, esta mudança de comportamento tem se mostrado cada vez mais comum em atualizações de fotos e status nas redes sociais. Mais informadas, mais maduras e com maior poder de compra, as mães 2.0 mergulharam de cabeça na internet e encontraram nela novas formas de acompanhar e participar da vida de seus filhos.

É um processo sem volta e que, se te obriga a rever aquela foto queima-filme de 20 anos atrás, também possibilita ver sua mãe sob aspectos que a relação tradicional normalmente não permite: uma pessoa com gostos, opiniões, histórias e desejos iguais (ou não) a todos os seus outros amigos.

E você, já fez aquela declaração cheia de amor no Facebook? Aposto que ela está esperando!

Enviado por:

Comentários

DEV