Eventos

OUTROS EVENTOS

Arquivo

08 03

Algumas coisinhas sobre: Dia Internacional da Mulher

^6F339C2869D7C28804DC0631B5C798E39EB583AF2264F85A71^pimgpsh_fullsize_distr

E então abafaram o cheiro de queimado com o aroma das flores. Romantizaram a data e o apelo comercial veio naturalmente. Melhor dar presentes do que ouvir nossa voz. Melhor ser a coadjuvante que vai pagar menos na pizzaria do que protagonista do “nosso” dia.

É claro que um agrado sempre cai bem e é muito merecido. E que o tempo também tem poder de fazer borrar um pouco a memória das batalhas que originaram o dia. Também sei que a maioria das homenagens, mensagens e ações que acontecem hoje não têm a intenção de diminuir ou desmerecer nada nem ninguém. A bronca é que, mesmo meio sem querer, acontece.

Aí se costura um roteiro de flores pela manhã, chocolates no almoço, de repente uma massagem no SPA e um jantar onde estamos tão bonitas e bem acompanhadas que nem precisamos pagar. Nem dizer nada.

As “homenagens” de todos os outros dias, que de uma tacada só vem em forma de alienação parental, dupla ou tripla jornada de trabalho, salários menores e responsabilidades conjuntas que só VOCÊ exerce, chegam  no dia 8 de março em forma de elogio e cessão de uma qualidade admirável: como somos guerreiras!

anigif_enhanced-buzz-1987-1368484145-6

É o ano inteiro desmitificando padrões de beleza e pleiteando a liberdade de ser do jeito que quisermos, até que justo no nosso dia parece que essa cobrança é até mais latente. Por onde você passa querem te deixar mais bonita, mais cheirosa, mais “feminina”.

Eu mereço flores e chocolates, se quiser. Mereço mais, mereço tudo, inclusive.

Tem que ser hoje? Tem que ser assim? Todo mundo precisa dar “parabéns”?

É um assunto espinhoso? Sim. A maioria prefere a leveza das homenagens e um sorriso gentil no rosto como resposta? Também. Então hoje, se você quiser, faça suas compras com precinho especial, coma os chocolates (inclusive escrevo esse texto com a boca cheia deles), aproveite o vale massagem, enfeite com as flores, agradeça os parabéns. O dia é nosso e você pode o que quiser, inclusive usar sua voz.

tumblr_nojz78idwM1qa4iv8o3_500

Mas não esquece que se existe um dia sobre você é porque, em algum momento lá atrás, você se queimou. Não deixe a homenagem cegar como fumaça, nem a essência da mensagem virar cinzas. Queime junto com as operárias que defenderam melhores condições de trabalho, com as “bruxas” que a Inquisição calou, com os sutiãs nas praças. Incendeie todos os dias cada palavra de ódio, mãos bobas, brincadeiras sem graça e silenciamento gradual. Do seu jeito e se você quiser, bote fogo no que é seu hoje e em todos os outros dias: o mundo!

Rodapé Neotrends Carol

Enviado por:

Comentários

DEV